segunda-feira, 23 de junho de 2008

Patinação.


A patinação no gelo tem sua origem na Europa. No começo, patinar era uma maneira de se locomover, utilizada para atravessar os lagos e canais congelados no inverno. Após passar a ser utilizada como forma de recreação, patinadores brincalhões, passaram a fazer desenhos no gelo com as laminas dos patins. Desafios começaram a ser realizados e a partir da avaliação dos desenhos se decidia qual era o mais original, complexo e bonito. Daí surgiu o nome pela qual esta modalidade é conhecida, Patinação Artística. Alguns romanciam que os melhores patinadores conseguiam assinar os seus nomes sobre o gelo. Grandes nomes como Sasha Cohen e Alexei Yagudin são pessoas que ditam e ditaram os rumos da patinação em suas épocas,e são alguns dos melhores patinadores que o mundo já viu.

patinagem de velocidade , também conhecida como speed skating, é um esporte praticado em pistas de gelo.

Nas provas individuais, os atletas competem em pares em volta de uma pista de gelo no sentido anti-horário.

Já nas provas de 500m (com duas baterias), os atletas competem uma só vez e quem tiver o melhor tempo vence.

Existem também as provas de perseguição por equipe, onde dois times de três patinadores largam ao mesmo tempo, só que de dois lados diferentes da pista.

A velocidade dos competidores pode chegar a 60 km/h. Ultrapassagens ilegais, contato intencional e obstrução são motivos para desqualificação dos atletas.

A patinação sobre rodas ou patinagem sobre rodas também chamada de roller skating, é um esporte originado da patinação no gelo. Patins é a palavra em português para skate (pois o que nós conhecemos como skate na verdade é skateboard ou seja, patins sob prancha).

A invenção dos patins sobre rodas começa de um jeito atrapalhado. Em 1750, um belga chamado Joseph Merlin teve a idéia de construir um patins que pudesse andar no solo assim como os patins de gelo deslizavam no gelo.

Depois de quebrar bastante a cabeça e fazer várias experiências, ele conseguiu criar os patins com rodas, mas colocou apenas uma roda em cada pé. Assim que a invenção ficou pronta, Merlin resolveu fazer uma apresentação triunfal para mostrar a todo mundo. Ele era violinista e queria entrar em uma festa deslizando em seus patins e tocando violino pelo salão. Seria um arraso! E foi exatamente o que ele fez: em uma festa, ele calçou seu invento e entrou no salão.

Como se não bastasse a dificuldade de se equilibrar em um patins desse tipo, ele também não era um grande patinador, alem de os mesmos não possuirem freios. Merlin não conseguiu parar, nem desviar e caiu diretamente em cima de um espelho caríssimo, quebrando-o junto com o seu violino.

Apesar de ser uma idéia legal, os patins não se tornaram populares rapidamente. Porém, muitas pessoas ficaram trabalhando em cima deles e melhorando-os. O objetivo dos inventores era fazer com que eles ficassem seguros e fáceis de andar.

O primeiro a patentea-lo foi M. O Petitbled, na França, em 1819, e em seguida em 1823, Roberto John Tyers patenteou o modelo "Rollito". No documento da patente, o "Rollito" era descrito como sendo um "aparelho com rodas fixado aos sapatos, botas ou outro elemento que cubra o pé, com o propósito da necessidade de locomoção e lazer". O "Rollito" foi feito com cinco rodas que se fixavam em linha reta. Chamou imediatamente a atenção do público, e a partir daí não parou de se sofisticar.

Apesar de chamar a atenção, demorou algum tempo até que os patins sobre rodas realmente emplacassem no gosto popular. Na Alemanha, por exemplo, ele somente foi aceito em 1840. Na época, uma loja atraia os clientes, colocando meninos e meninas sobre patins para atende-los.

A partir de 1863, com todas as melhorias que fizeram no brinquedo, ele ficou mais parecido com os patins tradicionais (com dois pares de rodas paralelas em cada pé). Naquela época várias pistas de patinação nos Estados Unidos viraram ponto de encontro das pessoas e em muitas delas aconteciam corridas e animados bailes sobre patins.

Hoje os patins mais utilizados e conhecidos são os Patins Inline ou Inline Skates (com quatro rodas em linha reta) que além de chamar a atenção das crianças, é considerado um meio alternativo de transporte.

Nenhum comentário: